-
Arquitetos: HUB
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jeroen Verrecht, Wouter De Ceuster
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Antuérpia quer tornar sua mobilidade mais sustentável. O desenvolvimento de vários edifícios Park + Ride é uma parte crucial desta iniciativa. Além de melhorar a mobilidade, a cidade também procura marcar o ponto de acesso à região de Antuérpia. Consequentemente, os edifícios Park + Ride servem como portais públicos por onde as pessoas entram na cidade.
O desafio do Park + Ride envolve diferentes modais, em diversas escalas. Estas transcendem o espaço do estacionamento em si, mas precisam ser levadas em consideração e receber uma identidade própria.
Em vários locais, a conexão física entre os modais individuais (automóvel) e os coletivos (metrô, ônibus e bicicletas compartilhadas) é de importância crucial. Nesse sentido, o edifício Park + Ride encarna literalmente os esforços para tornar os fluxos de mobilidade mais sustentáveis e coletivos. Em outras palavras, esses edifícios e as instalações que os acompanham podem ser entendidos como ambientes de “trânsito”; como aeroportos, estações de trem e linhas de metrô, onde o conforto, a legibilidade e a segurança da mobilidade e transferência de modal desempenham um papel primordial.
Esses são os fatores críticos para garantir que o translado funcione e que a mobilidade sustentável esteja alinhada com as necessidades do viajante, visitante ou residente dentro da rede metropolitana. A meticulosa interseção desta rede é a especificação primordial para o equipamento Park + Ride.
Três edifícios Park + Ride serão construídos: Luchtbal, Linkeroever e Merksem. Estes oferecem espaço para 1.800, 1.500 e 680 carros, respectivamente, e representam um orçamento combinado de c. € 56.000.000.
A arquitetura dos edifícios é ditada pela sua estrutura e pela forma como esta envolve os espaços exteriores coletivos e verdes.
Não há fachadas. Em vez disso, a estrutura híbrida muito elegante – com pilares de concreto e vigas de madeira (representando um material mais sustentável) – é enfatizada. Os pátios localizados centralmente trazem a luz solar para as estruturas e servem para orientar os vários fluxos de tráfego.